FORMAÇÃO DE GESTORES – PARCERIA SEMEC/PUFV

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Madre Teresa de Calcutá

Por ASSESSORIA

FORMAÇÃO DE GESTORES – PARCERIA SEMEC/PUFV

A Secretaria de Educação e Cultura de Araputanga, em parceria com o Programa “A união faz a vida”, promoveu, no mês de março de 2021, uma formação para os Gestores Municipais (diretores, coordenadores e técnicos administrativos das unidades escolares e SEMEC). Foram dois encontros, de duas horas cada um, mediados pela Assessora Pedagógica do PUFV em nosso município, professora mestre Cristiane Otília ColossiBernhardt, que abordou temas de grande relevância para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Acreditamos que o trabalho do gestor escolar é transformar a realidade, priorizando a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas. A formação, além de, proporcionar a atualização das equipes escolares, promove reflexões das práticas cotidianas, possibilitando desenvolver as ações de maneira que não gerem conflitos e atendam as necessidades da comunidade escolar. Valores de cooperação e cidadania, escola como lugar de interesses coletivos e de interações sociais, diálogos, comunicação, cultural organizacional da escola, as competências a serem desenvolvidas nos gestores, gestão participativa, motivação foram temas debatidos durante os encontros.

“Proporcionar, aos gestores, momentos de reflexões, acerca do trabalho em equipe, considerando as peculiaridades de cada um, pautados no diálogo, na gestão participativa e democrática, são mecanismos fundamentais para que possamos alcançar êxitos em nossos trabalhos, de forma que as relações emocionais sejam respeitadas. Como consequência, teremos profissionais preparados para responder as expectativas dos nossos alunos e familiares”, destacou a professora Maria Aparecida Silva Rodrigues, secretária de educação e cultura do município de Araputanga.

“Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; E nem tudo que eu devo eu quero. Você tem a paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que deve.”

Professor Mário Sérgio Cortella